quinta-feira, maio 08, 2008

Contexto Geográfico que deu origem ao Movimento Almoada

Segundo as fontes documentais e o que sobreviveu do sistema defensivo Tardo Islâmico de Alcácer, é claro que a cidade foi objecto de especial atenção e de avultados investimentos em recursos humanos e económicos, por parte dos poderes centrais dos Império Magrebinos dos Almorávidas e Almoadas.
Até agora, a análise historiográfica tem tentado justificar essa especial atenção por Alcácer, graças à importância das suas potencialidades portuárias, de ligação ao oceano e de escoamento ou acesso de produtos ao interior da meseta ibérica sob o domínio Magrebino.
A reanálise das fontes, tem clarificado desde o emirato, a existência e persistência de uma matriz cultural fortemente ligada aos berberes Masmudas, com maior visibilidade após a chegada dos Banu Danis a Alcácer, em finais do século IX.
É provável que esta afinidade cultural não tenha deixado indiferente o poder elitista e reservado dos Almoadas, que tambem são Masmudas.
Como norma, o poder da medina e gestão do território em contexto "Cultural Masmuda", é quase sempre anónimo e colectivo. Quem governa é sempre um grupo eleito de 6 ou 9 pessoas, oriundos da comunidade local. A assinatura ou acordos estabelecidos com entidades exteriores à comunidade é sempre efectuado pelo grupo, omitindo-se o nome individual, porque o que tem valor jurídico é o colectivo.
Para mim, parece ser esta a razão do aparente vazio de documentação muçulmana para a nossa região, desde o início da presença islâmica, porque os investigadores partiam do principio que o poder tinha que ter sempre um rosto, um nome. (como existe em contexto cristão coevo)
No caso de Alcácer, o que as fontes realçam é o colectivo em termos de gestão do bem público, pelo menos até meados do século XI.
De referir, que Lisboa tambem se inseria no início, no espaço cultural Masmuda.
As questões que vão ficar em aberto, serão as ligações económicas que terão existido entre Alcácer e os Masmudas da costa Atlântica de Marrocos.

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